ANNELIESE FERNANDES PINTO

Anneliese Fernandes Pinto, mãe de 4 filhos, tornou-se na primeira Mulher Portuguesa a entrar no “clube dos melhores do voo à vela”. A 13 de Outubro de 1974, bateu o recorde português de distância em planador (80kms Évora-Beja) e “conquistou o primeiro “C” de prata feminino atribuído em Portugal”.

“Autora de dezenas de artigos sob a rúbrica «Da Mulher e da Aviação», durante cerca de 10 anos, na «Revista do Ar» do AeCP”. Vd. curriculo no Aero Club de Portugal

“…

A excitação era grande. Todos se afadigavam em torno do primeiro planador a partir. Esqueceu-se o almoço e na larga frigideira da modesta “sala” dos pilotos de voo à vela ficou esquecida uma boa fritada de ovos com salsichas, que chiava alegremente num banho de margarina.

-Anneliese, pelo menos uma empada!

E foi com este mais que frugal repasto que Anneliese Fernandes Pinto se preparou para bater o recorde português de distância em planador e para conquistar brilhantemente o primeiro “C” de prata feminino atribuído em Portugal.

Enfiou-se dentro do espaçoso cockpit do Bergfalke e ajustou os cintos sobre um grosso e elegante casaco branco, seu companheiro de voo na Montanha Negra. Na cabeça, um chapéu vermelho bem enfiado até aos olhos. Como toque feminino, os cabelos loiros, amarrados com um gancho, espalhavam-se o arnês do pára-quedas.”

Artigo completo em Cavok.pt,  “Vôo à Vela“.

J.M. Sardinha. Revista do Ar. Aero Club de Portugal. Fotos, do arquivo pessoal de Duarte Fernandes Pinto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *